Comparações entre os sistemas são inevitáveis, o Windows tem uma imensa biblioteca de software à sua disposição e esta é a sua principal vantagem (talvez a única), o Linux (como distribuições) também possui suas particularidades, vamos conhecer hoje 3 coisas que você consegue fazer com/no Linux e você não consegue fazer usando o Windows.

Comparações de Windows com Linux, Linux com Mac, Windows com Mac, etc são muito comuns na internet, e se você refletiu bem sobre a causa deve ter percebido que todo sistema tem sua utilidade e cada um deles é realmente forte em algum setor.

Então, vamos conhecer 3 coisas que você consegue fazer com Linux e não consegue fazer com o Windows.

 1 – Mudar o HD de computador e usar o sistema normalmente

hdd_hard_drive_disk_technology_storage_save_hardware_information_data_sata_device_memory_tool_backup_computer_electronics_equipment_flat_design_icon-512

Isso posso falar de experiência própria, já aconteceu (mais de uma infelizmente) de meucomputador ter algum problema de Hardware e eu necessitar muito trabalhar com alguns arquivos, arranjar outra máquina nem foi o maior problema, mas configurar um ambiente produtivo para ter algo mais do que um “quebrador de galho” dá um certo trabalho com toda a certeza.

Com Linux eu simplesmente removido o HD do meu computador, cheguei em outra máquina, liguei ele, liguei o computador e trabalhei, todos os drivers reconhecidos automaticamente e funcionando, sem perda de desempenho, vai dizer que isso não é bacana? É né, agora tenta fazer isso com um HD usando Windows… A não ser que o hardware seja idêntico você terá uma certa dificuldade até arrumar todas as coisas.

2 – Atualizações do sistema não requerem inicialização

Este foi um dos detalhes que me fez ser feliz usando Linux, quando existem atualizações do sistema, além de serem grátis e rápidas para acontecer o sistema não pede que você reinicie o computador a toda a hora para completar a atualização, ou fica atualizando o sistema antes de carregar a área de trabalha ou mesmo antes de desligar.
As únicas atualizações que requerem um reboot no Linux são as de Kernel e isso somente era válido até o lançamento do Kernel 4.0 que permitiu a mudança de Kernel sem a necessidade de reiniciar a máquina.
Só espero que você nunca encare uma atualização do Windows na inicialização do sistema quando necessitar fazer aquela apresentação importante em frente de um palco inteiro te esperando.

3 – Você pode usar interfaces gráficas diferentes e ao mesmo tempo

1409323491_web_design_website_monitor_imac_flat_icon_symbol-256-600x400Eis umas das coisas que é até meio complicado  de explicar, ou de se fazer entender, para pessoas que usaram apenas Windows ou Mac OS a vida toda, no Linux podemos ter mais de uma interface instalada no mesmo sistema operacional, dá até para usar duas ao mesmo tempo.
Lembro que instalei o KDE a um tempo atrás em paralelo ao Unity, mas enquanto usava o Unity se eu executasse o comando plasma-desktop, conseguir usar os Widgets e as barras do KDE ao mesmo tempo que usava o Unity.
Certamente essas são coisas que quem usa o Windows não pode fazer, mudar a interface gráfica (e o Kernel).
Você pode complementar o artigo com seus comentários dizendo para gente o que mais você consegue fazer no Linux que não tem como fazer no Windows.
Fonte: DioLinux

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Gostou? Por favor divulgue :)

RSS
Seguir por Email