Pesquisas recentes no Windows 10: veja como desativar a função

Periodicamente, a Microsoft tem feito atualizações no Windows 10, que é a mais recente versão do sistema operacional vendido no mercado. Entre as novidades, a empresa tem acrescentado funções ao sistema, como a aba de pesquisas recentes que fica dentro da caixa de buscas.

Localizada ao lado do menu iniciar, a barra de pesquisa tem como objetivo promover o acesso rápido aos programas e arquivos. Com ela, os usuários digitam a tarefa que querem abrir e o sistema faz a busca na própria máquina e na web.

No caso da função de pesquisas recentes, a função permite acesso rápido aos documentos e arquivos recém-abertos, dando mais agilidade para quem costuma fazer as mesmas tarefas.

Para ver se a função está ativa, basta clicar na caixa de pesquisas e verificar se os últimos programas ou documentos usados aparecem no menu. Desta forma, a ferramenta é atualizada a cada novo clique.

Como desativar a função pesquisas recentes da caixa de pesquisas

Para quem quer desativar a função de pesquisas recentes, basta seguir o passo a passo:

1. Acesse o menu “Iniciar”

2. No lado esquerdo inferior, selecione “Configurações”

3. Selecione a opção “Pesquisar”

4. Na aba “Permissões e Histórico”, role o cursor para baixo até ver Histórico

5. Alterne a configuração abaixo de “Histórico de pesquisa deste dispositivo” para desativado

6. Feito isso, caso queira excluir o histórico já salvo, basta clicar na opção “limpar histórico de pesquisa do dispositivo” que a limpeza será realizada

Alguns usuários preferem desativar essa função, pois ela tira um pouco do desempenho do computador. Além disso, há pessoas que temem pela segurança dos seus dados.

Sobre o desempenho, não há nada que confirme a informação. Já sobre as informações, a Microsoft afirma que todas as informações pessoais são protegidas e salvas somente na máquina de uso.

Fonte: TechDows